02.06.2021 SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE: CAMPANHA QUEIMADAS

A Prefeitura Municipal de Araguacema – TO está comemorando a SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE ARAGUACEMA – TO em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e a Defesa Civil Municipal, para isso foi programado a realização de ações de Educação Ambiental junto à comunidade local.

A Semana do Meio Ambiente de Araguacema – TO está sendo realizada entre os dias 31/05 e 05/06 e tem como objetivo conscientizar a comunidade local sobre a importância de preservar o meio ambiente e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.

Dentre as ações a serem realizadas tem-se a Campanha Queimada Urbana e Rural é Crime. A Campanha visa sensibilizar a comunidade local sobre a importância de adotar práticas de manejo correto do fogo e alertar sobre as consequências que as queimadas podem trazer tanto para o meio ambiente como para a saúde das pessoas.

As queimadas podem trazer consequências em escala local ou até mesmo global, transformando áreas e a vida de indivíduos que vivem nas suas imediações. Dentre os principais malefícios da queimadas, podemos destacar: problemas respiratórios ou agravamento daqueles já existentes, principalmente em crianças e idosos, redução da visibilidade, podendo provocar acidentes, queda da qualidade do ar, desmatamento e perda de biodiversidade, com destruição da fauna e da flora, mudanças na qualidade dos solos – queda de fertilidade, aumento da erosão dos solos, desequilíbrio ecossistêmico e transformação de ciclos naturais, como o da água, emissão de poluentes na atmosfera e aumento do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.

Além de todos esses malefícios, atear fogo no meio ambiente pode ser considerado CRIME AMBIENTAL! Você sabia que a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, configura queimada como crime ambiental? Em seu artigo 54, ela descreve o crime de poluição, que configura o ato de causar poluição, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora. Provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar prisão em flagrante.

Por isso, seja consciente, evite queimadas, assim você estará protegendo a vida das pessoas que você ama e preservando o ambiente que você vive.

WhatsApp Image 2021-06-08 at 09.19.17