Foi realizada nesta segunda-feira a VI Conferência de Assistência Social

217647872_192999706169796_6450706407627747348_n

Foi realizada nesta segunda-feira, 12 de julho, às 7h, no Centro de Convenções Francisco Pereira da Silva (Cabo Chico) a 6ª Conferência de Assistência Social.
O Conselho Municipal de Assistência Social de Araguacema juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguacema e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou a 6ª Conferência de Assistência Social.
O tema da VI Conferência Municipal de Assistência Social foi: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.”
As Conferências de Assistência Social são instâncias de caráter deliberativo e têm, como premissas, avaliar a política de Assistência Social e apresentar orientações, definindo diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.
Grupos de trabalho: Debates dos Eixos da Conferência
Eixo 1 – A Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.
Eixo 2 – Financiamento e Orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Eixo 3 – Controle Social: O lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
Eixo 4 – Gestão e Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
Eixo 5 – Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.
Na abertura da Conferência tivemos apresentações culturais, com músicas locais.
Estiveram presentes:
Prefeito Marquinho
Primeira dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Fabíola Dias
Presidente do CMAS, Maria da Guia Marinho
Primeira dama de Santa Maria das Barreiras, Brenda Shatylla, sua assessora Núbia Rodrigues, e Diana da equipe da Assistência
Todos os Secretários Municipais
Palestrantes: Juliana Parente (Psicóloga) e William Milhomen (Assistente Social).