Turismo

 TURISMO DE ARAGUACEMA

Araguacema figura entre as cidades mais antigas do Tocantins. Seu povoamento começou por volta de 1812, com a criação do Presídio de Santa Maria. Araguacema nasceu com uma política nacional de proteção do território brasileiro, sendo implantados na cidade presídios militares. A cidade abrigava um dos 21 presídios construídos às margens do Rio Tocantins e Araguaia, sendo que um dos mais importantes era o presídio de Santa Maria do Araguaia.

Outro marco importante da história do município são as ruínas de um antigo frigorífico, implantado em 1943, cuja finalidade era abastecer as Forças Armadas Brasileiras, no final da Segunda Guerra Mundial.

No Tocantins, entre junho e setembro, período das águas baixas, lindas praias se formam às margens dos rios do Estado, apresentando um cenário único no interior do Brasil.

 

PONTOS TURÍSTICOS:

PRAIAS:

As praias de Araguacema se destacam entre dezenas de ilhas que se formam no Araguaia. A principal delas é a Praia da Gaivota, de frente para a cidade, que (quando em época de temporada) oferece serviços de restaurantes, bares, artesanato, shows artísticos, banheiros químicos e barracas para aluguel.

 

download (2) images download (1) WhatsApp-Image-2019-07-28-at-10.09.33

 

 

 

 

 

 

ROMARIA DO SENHOR DO BONFIM:

A Romaria começou com um morador que teria encontrado uma imagem somente com o tronco de Jesus, posteriormente batizada de Jesus do Bonfim. Logo a falta de membros na imagem, teria sido relacionada a São Lázaro, que morreu de lepra e é protetor dos pobres, desvalidos e dos cães. Permaneceu o nome de Jesus do Bonfim e, em sinal de humildade, muitos devotos levavam alimentos que dividiam com os cachorros da cidade.

A Romaria Senhor do Bonfim de Araguacema acontece às margens do Rio Piranhas, afluente do Rio Araguaia, a 40 Km de Araguacema. Lá no distrito de Bonfim, as celebrações começam com um novenário e culminam com a missa campal em 15 de agosto, com a participação de cerca de 12 mil romeiros, anualmente, que vão pagar suas promessas. A Romaria ao Senhor do Bonfim de Araguacema ocorre desde 1932.

dom-philip-marca-presenca-no-festejo-do-senhor-do-bonfim-em-araguacema (1) dom-philip-marca-presenca-no-festejo-do-senhor-do-bonfim-em-araguacema unnamed

 

 

 

 

 

 

 

RUÍNAS DA IGREJA NOSSA SENHORA DA DIVINA PROVIDÊNCIA:

As ruínas da igreja Nossa senhora da Divina Providência mostram a antiga edificação que também foi construída com a finalidade original de servir como presídio. Hoje as instalações da Igreja de Nossa Senhora da Divina Providência são amplas e modernas, mas as ruínas permanecem logo ao lado do prédio atual, tornando viva e eternizando a história de um período marcante para a região.

 

images (2) images (1)