EVITE O DESPERDÍCIO DA ÁGUA: FAÇA O USO E REUSO CONSCIENTE!!

A água é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do nosso planeta e sociedade. Todos nós precisamos de água para viver: beber, cozinhar, lavar, se banhar, etc. Os animais também necessitam e água para realizar diversas funções vitais.

Nesse sentido, fica claro que a água é um dos mais importantes bens naturais que possuímos e a falta dessa fonte de vida pode gerar diversos problemas a nossa saúde. Além da escassez, a poluição das águas gera diversas doenças que pode levar a morte dos seres vivos.

O Brasil é um país abundante em recursos hídricos. Para se ter uma ideia, cerca de 12% de toda a água potável do mundo está em território nacional. Acontece que a distribuição deste recurso não é equilibrada e sua degradação ou escassez são riscos potenciais.

Segue abaixo algumas dicas para que a água seja usada de modo racional nas residências, ou seja, o uso da quantidade estritamente necessária para viver:

  • Reduza o tempo no banho;
  • Repense quando usar as torneiras;
  • Ao escovar os dentes, utilize um copo para fazer o bochecho;
  • Reutilize a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro, calçada entre outras coisas;
  • Reduza o número de vezes que você utiliza a máquina de lavar roupa;
  • Reveja a forma que você limpa a calçada e o quintal;
  • Use a descarga com consciência.

Além de adotar estas dicas, podemos ajudar a preservar a água dos rios, que, nas grandes cidades, estão mais próximos do que a gente pensa. Ao darmos um destino correto para nosso lixo, evitamos que ele caia na rua e vá parar nos bueiros, chegando até os rios.

Portanto, os vários setores da sociedade, incluindo o Estado, devem adotar medidas para diminuir o desperdício de água, pois o êxito nessa tarefa traria mais efeitos positivos do que qualquer outra política de uso da água, garantindo, assim, o seu uso sustentável. É claro que, mesmo o uso doméstico equivalendo a menos de 10% da água utilizada, ainda sim é preciso que as residências façam a sua parte, evitando gastar além dos limites aceitáveis.

 

Nossa terra, nosso orgulho.