Praia da Gaivota volta a receber ações de educação ambiental

Por:  Fred Oliveira

Pelo segundo final de semana seguido, a Praia da Gaivota, localizada no município de Araguacema, recebeu atividades ambientais realizadas pela equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão em parceria com a prefeitura de Araguacema.

Conforme a pedagoga do Núcleo de Educação Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão, Helia Regina Araújo da Silva, na tarde da última sexta-feira, 21, uma blitz educativa alcançou 120 visitantes e comerciantes. O intuito foi orientar sobre os cuidados com o micro lixo (papel de balas, bitucas de cigarro, entre outros); destacar a importância da preservação dos recursos naturais e alertar as pessoas a não limparem peixes e nem jogarem restos de comida no rio Araguaia, pois a prática pode atrair arraias, piranhas e jacarés.

Fotos – APA Ilha do Bananal/Cantão

Já no sábado, 22, também no período vespertino, aconteceu a oficina de Reciclagem. Com linguagem simples e de forma lúdica, a sensibilização atendeu 20 crianças e abordou os problemas causados pelo lixo, o descarte correto do lixo, além de reforçar a importância da reciclagem visando mudanças de atitude para a preservação do meio ambiente.

De acordo com Darcivânia Jardim, da secretaria municipal do Meio Ambiente de Araguacema, as crianças tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente, os benefícios da reciclagem e ainda produziram brinquedos confeccionados com garrafas PET que antes  iam para o lixo.

As ações executadas na Praia da Gaivota fazem parte da programação do Núcleo de Educação Ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão para a Temporada de Praia do município de Araguacema em parceria com o Parque Estadual do Cantão, APA Ilha do Bananal/Cantão e Prefeitura de Araguacema.

O Projeto que sempre tem uma parada em Araguacema

20170324_112238[1]20170324_12032820170324_113411[1]20170324_115455
20170324_114558[1]20170324_115313

… com distribuição de cartilha e  palestra ecológica, trazem mudas para serem plantadas na margem do rio, várias das árvores  da praça beira rio,jatobá,mogno,ipé entre outras tem uma bela história para contar. Com a ajuda da prefeita Isabella Simas, plantaram mais uma árvore e dessa vez foi um Pau Brasil.

Expedição alerta para defesa do Rio Araguaia – Jornal do Tocantins Veja mais em: http://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/estado/expedi%C3%A7%C3%A3o-alerta-para-defesa-do-rio-araguaia-1.1246809