08.04.2021 Ação de sensibilização em atenção ao Dia Mundial da Saúde.

Portos de Araguacema recebem ação de sensibilização em atenção ao Dia Mundial da Saúde.

Retirado:  https://naturatins.to.gov.br/noticia/2021/4/8/portos-de-araguacema-recebem-acao-de-sensibilizacao-em-atencao-ao-dia-mundial-da-saude/

Retirado : https://www.facebook.com/266001443466969/posts/4007612275972515/

08/04/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Na manhã desta quinta-feira, 8, a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) na Área de Proteção Ambiental da Ilha do Bananal-Cantão junto com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e a Secretaria de Saúde do município de Araguacema promoveram uma ação conjunta em atenção ao Dia Mundial da Saúde celebrado anualmente no dia 7 de abril.

Durante a mobilização foram realizadas a sensibilização e educação ambiental, coleta de lixo e notificação das embarcações que não estavam com o casco invertido para cima, acumulando água no piso, o que aumenta o risco de proliferação do mosquito da dengue. A visita percorreu as margens do Cais da Beira Rio, Porto dos Padres, Porto das Mulheres e Porto da Balsa, onde foram recolhidos cerca de 70 kg de lixo, imediatamente encaminhados ao lixão da cidade.

“Nessas datas comemorativas a gente sempre busca organizar uma programação voltada para o tema. Neste ano, em virtude da Covid-19 buscamos realizar uma ação com o controle de participantes, para chamar a atenção da população sobre a questão do lixo, acúmulo de água e cuidados simples, que podem contribuir muito para a saúde dos frequentadores, da população, do meio ambiente e da cidade como um todo”, destaca Aline Villarinho supervisora da APA Ilha do Bananal-Cantão.

“A ação de sensibilização tem um efeito muito importante. Por isso precisamos sempre estar repetindo, para lembrar que os órgãos públicos não estão alheios à situação. Estamos juntos com a população, sempre atentos, lembrando o papel da limpeza na prevenção de doenças, como a dengue e do cuidado que contribui com a beleza da beira do rio. Araguacema é uma cidade turística e a gente não pode esquecer disso”, avalia Leonette Cruz Mesquita Martins, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Araguacema, que complementa.

“Cabe a nós ribeirinhos cuidar das margens do rio, enquanto moradores e enquanto Secretaria estaremos sempre juntos, o Naturatins pode contar conosco nas sensibilizações e notificações, pois estaremos sempre empenhados. Estamos numa situação tão complicada nesse momento de pandemia, que as pessoas têm que se preocupar com o todo. Não é só a Covid que mata, se o Aedes aegypti se proliferar transmite uma doença que pode matar. Precisamos todos contribuir para deixar a cidade limpa e bonita”, conclui Leonette Martins.

“A Secretaria de Saúde considera importante apoiar e participar de ações conjuntas, que visam a sensibilização da população para a limpeza da cidade, pois isso se reflete na qualidade de vida, na saúde de todos e é importante para o meio ambiente e turismo do município. É preciso nos empenhar sempre no nosso dia a dia”, reiterou Jussara Batista Moraes Meneses, secretária da Saúde do município.

“Acreditando que é possível contribuir na mudança da qualidade de vida da população, a Endemias se disponibilizou na ação de limpeza às margens do Rio Araguaia juntamente com o Naturatins. Coletando os lixos e identificando os barcos com acúmulo de água e presença de larvas”, declara Sara Brito da Silva, coordenadora da equipe de Endemias.

A ação contou ainda com a participação do coordenador de Meio Ambiente, Alisson Carvalho Cunha, da educadora Ambiental Hélia Regina Araújo da Silva, além dos técnicos Gilvan S. Veloso, Terezinha G. Rocha, Zilmar A. Silva, Mário R. Siqueira e Aline L. Grando.

A equipe do Naturatins da Área de Proteção Ambiental da Ilha do Bananal-Cantão em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e a Secretaria de Saúde do município de Araguacema promoveram nesta quinta, 8, uma ação conjunta em atenção ao Dia Mundial da Saúde.
♻️ Durante a mobilização foram realizadas a sensibilização e educação ambiental, coleta de lixo e notificação das embarcações que não estavam com o casco invertido para cima, acumulando água no piso, o que aumenta o risco de proliferação do mosquito da dengue.
🚯 A visita percorreu as margens do Cais da Beira Rio, Porto dos Padres, Porto das Mulheres e Porto da Balsa, onde foram recolhidos cerca de 70 kg de lixo, imediatamente encaminhados ao lixão da cidade.
WhatsApp Image 2021-04-08 at 14.19.40The alt text for this image is the same as the title. In most cases, that means that the alt attribute has been automatically provided from the image file name. WhatsApp Image 2021-04-08 at 14.19.19