14 de agosto DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

WhatsApp Image 2021-08-13 at 11.22.52

No dia 14 de agosto é comemorado o Dia do Controle da Poluição Industrial, cujo objetivo é estabelecer uma reflexão sobre os efeitos da poluição atmosférica, decorrente das indústrias e fábricas de diversos setores da sociedade, no mundo; e de ações preventivas que devem ser adotadas para reduzir os problemas dessa atividade.

A Prefeitura Municipal em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo celebram esse dia, o qual teve origem no ano de 1975 quando foi assinado um decreto para controle da poluição do meio ambiente provocada por atividades industriais.

As indústrias por causa de suas atividades, despejam e espalham muitos poluentes. Os rios sofrem com a carga de líquidos tóxicos que podem tornar a água imprópria para consumo e matar os peixes, as algas, o fitoplâncton. O solo também é afetado, principalmente quando os despejos ocorrem sem tratamento. Outra problemática, são os gases emitidos pelas chaminés, pois eles são tóxicos e prejudiciais para a nossa comunidade.

As empresas devem ter extremo cuidado e tomar providências para entender os impactos negativos de suas atividades e fazer de tudo para reduzi-los. Um bom começo é praticar medidas sustentáveis, como a reutilização da água e o gerenciamento correto de resíduos tóxicos, por exemplo.

Além destas, podemos citar outras alternativas para evitar os impactos ao meio ambiente como:

• Identificar o tipo de resíduo gerado;
  • Mapear a geração de resíduos por fonte geradora;
  • Reduzir a geração de resíduos;
  • Reciclar os resíduos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo trabalha para conscientizar toda a comunidade e empresas do município para essas problemáticas ambientais, de forma a sempre reduzir esses impactos na comunidade local e no meio ambiente.