Prefeitura Municipal de Araguacema, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo comemoram o Dia do Cerrado

Dia do Cerrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro. Essa data é marcada por eventos e ações para promover a preservação desse bioma, que tem sofrido com a devastação de sua vegetação original em virtude da expansão do agronegócio.

Considerando a importância da preservação do bioma Cerrado, a Prefeitura Municipal de Araguacema juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo comemoram esta data e trazem a importância que devemos dar a este bioma e como podemos ajudar em sua preservação.

O Cerrado constitui a segunda maior formação vegetal brasileira em extensão. Caracterizado como vegetação de savana na classificação internacional, esse bioma estende-se por cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, representando 22% do território brasileiro. Por estar em uma área de transição com outros biomas, o Cerrado apresenta fitofisionomias variadas.

Hoje, o Cerrado é o bioma que mais concentra atividades agropecuárias. Essa ocupação iniciou-se no ano de 1970, quando o governo passou a estimulá-la alegando que as características da área abrangida pelo Cerrado eram propícias ao desenvolvimento agrícola e à produção pecuária. Essas atividades intensificam a degradação do Cerrado, visto que seu desenvolvimento requer desmatamento de grandes áreas. Além de prejudicar a biodiversidade, em decorrência da falta de habitat, o desmatamento provoca também diversas alterações climáticas e descaracteriza a paisagem do bioma.

Nosso bioma é bastante afetado pela atividade agrícola, mas não só por isso, o desmatamento e as queimadas influenciam muito em sua degradação, muitas vezes causadas por nós humanos, então dada a importância do Cerrado, é de grande relevância que nós mesmo podemos ajudar em sua manutenção e conservação.

Uma das principais ações a serem realizadas em prol do Cerrado é o investimento na Educação Ambiental, as comunidades, tanto local quanto urbana precisam se conscientizar sobre o uso deste bioma, como usá-lo de maneira sustentável e não de maneira a degradá-lo.

A conscientização faz parte de um processo que pode ajudar bastante a evitar as queimadas e o desmatamento, ações muitas vezes causadas por nós e que degradam o Cerrado a muito tempo. Então ajude o bioma e faça a sua parte, evite queimadas e desmatamentos, denuncie práticas ilegais e notifique os focos de incêndio.