Prefeitura Municipal realiza abertura da 1º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu a abertura da 1º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema foi “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempos de pandemia pela covid-19: violações e vulnerabilidade de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O evento foi uma realização da Prefeitura de Araguacema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e aconteceu nas dependências do Colégio Estadual de Araguacema.

O objetivo da Conferência foi debater e apresentar propostas para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, visando a proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades a este público, garantindo-lhes assim, melhores oportunidades de acesso a serviços eficazes. Para a Secretária de Assistência Social e Primeira Dama, esta conferência “é um importante meio de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e ao adolescente”.

Durante o evento foram trabalhados cinco eixos temáticos. Após as discussões em grupo houve a sistematização das propostas elaboradas durante a Conferência, elencando as prioridades para o município, além de plenária para apresentação e aprovação das deliberações. Por fim, foi feita a eleição dos delegados para a 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2023.