PROGRAMA ESCUDOS PERCORRE MUNICÍPIOS DO TOCANTINS

Contando com a parceria de parlamentares e do Governo do Estado, programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – ESCUDOS, percorrerá 12 municípios entre os meses de março e abril levando formações sobre cuidados e prevenção as drogas.

Iniciou neste dia 10 de março de 2022, em grande evento na cidade de Araguacema-TO, a caranava do Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – ESCUDOS. O evento aconteceu no Centro de Eventos da cidade, e contou com a participação do Prefeito Marquinho, do Diretor Geral do Instituto Recriar Vidas, Ricardo Ribeirinha, do Gerente de Prevenção Contra as Drogas da Secretaria de Cidadania e Justiça, Ronan Dorneles e representantes da Câmara Municipal da cidade. Os recursos para as ações são provenientes de emenda parlamentar da Deputada Estadual Cláudia Lélis. A Caravana percorrerá 12 municípios nesta etapa do programa. Além de Araguacema, os municípios de Divinópolis, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Chapada da Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Aurora, Lavandeira e Taguatinga receberão as ações que prevem seminários, palestras e entrega de conteúdos para formação de educadores e das redes locais de proteção social, como CRAS e saúde.

Mesmo não podendo participar pessoalmente do evento, a Deputada Cláudia Lélis gravou um vídeo, destacando na sua fala o compromisso com uma demanda que tem sido recorrente em seu gabinete, que é a procura de líderes para apoio na implementação de ações de cuidados e prevenção as drogas. Ao final, a caravana deverá atender centenas de pessoas, levando informações atuais e relevantes, alinhados aos princípios estabelecidos pela Secretaria de Cidadania e Justiça, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção as Drogas – SENAPRED, bem como pelos Objetivos de Desenvolvilmento estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU. Também são parceiros do programa o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas – UNODC, a Deputada Federal Professora Dorinha, o Deputado Federal Eli Borges e o Deputado Estadual Cleiton Cardoso, que disponibilizou recursos para pesquisas nestas cidades.

De acordo com o Diretor Geral do Instituto, com os problemas já existentes de consumo de drogas, e o agravamento das questões relacionadas aos fatores psicossociais pós pandemia, como ansiedade, depressão, ideação suicida, automutilação, entre outros, tem crescido a demanda por ações dessa natureza, o que é preocupante e demanda uma atenção especializada e ainda maior de todos os setores da sociedade. “ Olha aqui em Araguacema. Inicialmente, a ação previa a capacitação de 30 pessoas para cada cidade, mas devido a grande procura já na abertura, o evento conta com a participação de mais de 200 pessoas só aqui. Se tinhamos uma previsão de atender 400 pessoas com as formações, esse número ao final será 3 vezes maior. As pessoas precisam e estão em busca de ajuda, respostas responsáveis sobre os problemas de violência, uso de drogas, emocionais que estão enfrentando. É um programa social de extrema relevância, necessário, e agradecemos a parceria da Deputada Cláudia Lélis por entender a importância do projeto para as cidades contempladas. Chegaremos nos 139 municípios”, afirmou Ribeirinha.

Para a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social de Araguacema, Fabíola Pereira Dias Moraes, “o programa é de extrema importância, porque estes problemas de natureza socioemocionais que atingem os jovens, estão atingindo as crianças também. Aqui os problemas com drogas, violência tem crescido de forma assustadora. Eu sou mãe, professora, e vejo que é sim com este tipo de formação, especialmente pra nós lidarmos da forma correta com os problemas, de forma profissional. As vezes achamos que estamos fazendo o certo e não estamos, por isso precisamos de orientação profissional. Meu sentimento é de alegria e gratidão em receber um programa de investimento nas pessoas”.

A psicóloga da cidade de Araguacema, Hilary Caroline Rodrigues Resende, afirma que “primeiro agradecer a oportunidade. Estamos no momento pós pandemia, e todo esse processo trouxe infelizmente muitos problemas pra saúde mental das pessoas. Neste retorno a normalidade das ações do cotidiano, e temos visto que é visível os problemas que todos estão enfrentando, de ansiedade, depressão, uso extrapolado das redes sociais. Gostaria de destacar a relevância de eventos como este, para ajudar na compreensão, identificação e possivel intervenção do poder público para ajudar as pessoas com estes problemas. Obrigado ao Instituto Recriar Vidas pela oportunidade”.

Pesquisas e programação
Ainda como parte do programa, foram realizadas pesquisas nas 12 cidades que receberão as formações do Programa. Os resultados já foram entregues a Secretaria da Cidadania e Justiça, e servirão de subsídio para implementação de diversas outras ações de prevenção e intervenção que deverão ser realizadas. Após as formações, serão apresentados os dados estatísticos dessas pesquisas e o contingente total de pessoas atendidas e que serão certificadas. A intenção é que as cidades após os seminários implantem projetos permanentes de prevenção as drogas e outras ações de mitigação de risco social de crianças, jovens e adultos. Na programação estão sendo abordados os temas: “vulnerabilidades e contexto atual sobre o consumo de substâncias psicoativas”, “fatores psicossociais e o uso de drogas”, e os “desafios institucionais para prevenir o consumo de drogas”. A equipe dos profissionais que farão as formações é composta por educadores, psicólogos, especialistas, mestres e doutores, com destaque para Dra. Haréli Cecchin, doutora e pesquisadora sobre suicídio.