USO CONSCIENTE E REUSO DA ÁGUA – DEVER DE TODOS!

 

 

 

 

 

 

Sabemos que a água é um recurso natural, que segundo dados da Agência Nacional de Águas – ANA, somente 2,5% de toda a água do planeta é doce, sendo assim, a água potável é um recurso finito, e atos como a poluição e o desperdício só diminuem o uso e por isso é necessário que esse recurso seja utilizado de forma consciente.

As crises de abastecimento no Brasil e no mundo, estão levando a sociedade a compreender que a gestão da água se tornou uma prioridade global.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim evitar desperdícios e reduzir o consumo sempre que possível.

A água de reuso é uma ótima alternativa para a crise hídrica. A reutilização da água promove o uso sustentável de recursos hídricos, diminui a quantidade de esgoto lançada nos rios e lagos e aumenta a disponibilidade para fins em que há necessidade de potabilidade.

A água de reuso é toda aquela água que já foi utilizada nas residências e que pode ser reutilizada para outros fins, como a água do ar-condicionado e da máquina de lavar que podem ser reutilizadas para lavar a casa, automóveis, regar plantas etc.

Além de praticar o reuso da água, também precisamos adotar algumas medidas conscientes no nosso dia a dia. Se liga nas dicas:

  • Tome banhos rápidos, cinco minutos é tempo suficiente para uma boa higienização;
  • Desligue as torneiras enquanto escovar os dentes e fizer a barba;
  • Conserte descargas, torneiras para evitar vazamentos;
  • Reaproveite a água da chuva para lavar o quintal e aguar as plantas, para descarga, limpeza do carro, do chão de casa, entre outras utilidades.

Praticar o consumo consciente de água é importante para evitar os desperdícios e reduzi o consumo sempre que possível.

Nossa terra, nosso orgulho.