AÇÕES REALIZADAS DURANTE A SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil Municipal e em parceria com as Secretarias Municipais, CDH e Instituições locais Naturatins e Ruraltins, realizaram a SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE ARAGUACEMA. Esse momento promoveu ações ambientais com o lançamento do Projeto Amigo do Cerrado, lançamento do Projeto Lacre do Bem, Drive Thru de mudas, fixação de placas em mudas e divulgação de frases educativas.

Já para abrir a semana foi lançado o “Projeto Amigo do Cerrado”, no dia 31/05/2021 às 9:30 h na sede do Ruraltins em Araguacema, por meio de uma reunião na qual foi assinado o Termo de Cooperação entre Prefeitura Municipal e Ruraltins, e posterior entrega de sementes de espécies nativas do Programa RESTAURA TO. Essa ação contou ainda com entrega dessas sementes a Secretaria Municipal de Educação que distribuiu para rede municipal de ensino.

Após, no dia 01/06/2021 foi realizado o lançamento do “Projeto Lacre do Bem”, essa ação inicialmente foi divulgada por meio de entrevista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na Rádio Sil FM, neste momento foi abordado como o projeto seria desenvolvido, sendo primeiramente feito uma busca pelo interesse dos estabelecimentos comerciais para adotarem ele através da disponibilização de potes para coletar lacres que serão depois destinadas para o Hospital do Amor, localizado em Palmas.

Nesse mesmo dia às 15:00 h da tarde, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente caminharam pela cidade buscando bares e restaurantes que aderissem ao projeto, foi surpreendente o alto interesse que os proprietários dos bares e restaurantes demonstraram, pois dos 10 visitados todos imediatamente adotaram essa ação.

Ainda no dia 01/06, ocorreu divulgação por meio de carro de som do convite para participação no Drive Thru de mudas que aconteceu no dia seguinte. Esse momento forneceu para a comunidade informações das mudas que foram doadas, das quais tinha-se espécies nativas e frutíferas do bioma Cerrado como o angelim amargoso, pau-jaú, xixá, tingui, pitomba, moringa.

No dia 02 foi realizado as 08:00 na Praça Gentil Veras a doação cerca de 240 mudas. Estas mudas foram doadas pelo Viveiro do Parque Estadual do Lajeado ao Viveiro Municipal de Araguacema, com um total de 1.500 mudas e destas foram disponibilizadas para essa ação 300 mudas.

A ação abrangeu toda comunidade de Araguacema – TO e ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente o evento foi bem proveitoso e despertou o interesse tanto da comunidade quanto das escolas e outras intuições do município.

A tarde desse mesmo dia, ocorreu a fixação de 30 placas nas mudas plantadas anteriormente no Dia do Planeta Terra (26/04/2021) as margens da rodovia 348 no portal da cidade. Essa ação contou com a parceria do Naturatins, Ruraltins, Comunidade Amigos do Boiadeiro, Associação dos Fruticultores de Araguacema e Creche Municipal Tia Enestina.

No fechamento da semana dia 03/06/2021, de modo online por meio do site da Prefeitura Municipal foi realizado a Campanha Queimada Urbana e Rural, é Crime!, essa ação buscou mostrar para toda comunidade como é prejudicial fazer queimadas tanto na zona urbana como na zona rural e incentivou a adoção de práticas alternativas para a eliminação do resíduo, como  a Limpeza Urbana Municipal.

meio ambiente